top of page

Relações amorosas: problemas de comunicação.

  • Foto do escritor: Aline Alves
    Aline Alves
  • 7 de dez.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de dez.


Casal de costas de mãos dadas

Os problemas de comunicação entre casais são a principal queixa das pessoas que buscam ajuda para manter uma relação. Eles aparecem traduzidos em frases como: “parece que falamos línguas diferentes”, “eu falo algo simples e é mal interpretado”, “não nos entendemos mais”, “tudo vira discussão”, entre outras. Pequenos desacordos tornam-se brigas sem fim, onde a não resolução de uma questão se sobrepõe a outra, criando uma torre de problemas não resolvidos empilhados uns sobre os outros.


Normalmente os problemas estão relacionados a questões rotineiras, como o cuidado com a casa, os filhos, questões financeiras e de planejamento. Como não é possível escapar de tais questões o dia a dia parece engolir os momentos bons que vão se tornando raros e difíceis.


A dificuldade de entender e se fazer entender acabam por manter um ambiente de brigas constantes, animosidades e desconfiança, quando não se torna um silêncio desconfortável e desagradável, onde reina o medo de falar qualquer coisa.


Quais os resultados a médio e longo prazo desse tipo de situação?


Os resultados mais comuns são o afastamento emocional, onde os parceiros se fecham, no intuito de defenderem-se de algo que não entendem direito.

A perda da intimidade e a sensação de insegurança são comuns também nos parceiros que acreditam que estão fazendo algo errado, ou que não são mais desejados pelo outro.

Em alguns casos, a situação se agrava e podem acontecer traições, mentiras e até mesmo a separação. Por isso é muito importante que o casal observe o que está acontecendo e busque ajuda o quanto antes individualmente ou em conjunto, pois quanto mais o tempo passa mais estreito se torna o caminho para voltar à harmonia.


Mãos de um casal tentando se encostar

O que fazer quando a comunicação parece inviável?


É necessário aprender outra forma de se comunicar, ou outra linguagem. O modo anterior não serve mais.


A relação, por sua vez, também está sobrecarregada por desconfianças, rancores e dúvidas. Nesse momento é importante se perguntar:


·       essa relação é importante para mim?;

·       eu ainda quero estar nessa relação?;

·       eu desejo voltar a me comunicar de forma saudável com essa pessoa?


Se a sua resposta for sim para essas perguntas eu tenho uma boa notícia. Os problemas de comunicação, apesar de causarem um dano tremendo à relação ao longo do tempo, são na verdade problemas de simples solução. Necessitam tempo e dedicação, porque é como se fosse o aprendizado de uma nova língua, o descobrimento de um novo espaço de comunicação, diferente do anterior. Essa construção tem que ser feita em conjunto.


Vamos juntos?



 
 

Psicóloga Aline Alves
CRP 05/66986

Contato:

                      (21) 972449761 

bottom of page